domingo, março 02, 2008

Cuidados ao repercutir uma notícia

Compartilhando:

Fiz três anos de jornal, publicando tablóides da Igreja no departamento da Folha Gráfica no Edifício do Jornal Folha de São Paulo - Al. Barão de Limeira, esquina com a Duque de Caxias - S. Paulo. Depois, quando a qualidade do papel de impressão ficou ruim, fomos para o Diário do Grande ABC em Santo André.

Aprendi um pouco sobre notícias, publicidade, laudas, cíceros, paicas, redação, past-up.

Direto ao ponto: nem tudo que lemos na WEB é verdadeiro. Ou era verdade anos atrás e hoje não é mais. Por isso, aquele texto "lindão" ou de "desgraça" que você leu pode não ser mais uma verdade. É preciso checar a informação para que ela tenha qualidade.

Exemplo: ano passado recebi e-mail de uma irmão pedindo para repassar a notícia de uma mãe desesperada pelo seqüestro da filhinha de cinco ou seis anos. Ali estava uma foto da criança e a foto da filha. Não havia nenhuma má fé na coisa.

Mas por precaução fui até o buscador Google e digitei o nome da criança seqüestrada. Apareceram várias notícias dando conta de que ela tinha sido resgatada há meses. Então, em lugar de repercutir uma notícia que não era mais verdadeira, publiquei no blog o agradecimento da família por ter encontrado a filha.

Há também as notícias plantadas de má fé: morreu o artista fulano e coisas do gênero. Na maioria das vezes: virus!

Abra o olho, desconfie de tudo, investigue , pois temos compromisso apenas com a verdade.



Comunidade de Orkut
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=40154636
João Cruzué - Blog Olhar Cristão.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...