quarta-feira, maio 28, 2008

Lição de HTML

Compartilhando o que aprendi:


Primeiro passo: abra o programa "bloco de textos"
INICIAR/programas/accesórios/bloco de textos. Crie um atalho dele no Desktop/Área de Trabalho.

Segundo passo:
copie as linhas abaixo: selecionando com o mouse, copiando e depois colando na página aberta no bloco de textos. Apage todos os 17 algarismos 1(um) que precisei colocar abaixo. Depois salve (SALVAR) no DESKTOP/ÁREA DE TRABALHO com este título: t1


<1html>
<1head><1title>Aula de Html<1/title>
<1/head>
<1body bgcolor="#000000"><1center>
<1br>
<1br>
<1img src="http://i277.photobucket.com/albums/kk67/joaocruzue/fye.gif">
<1font size="2" face="Verdana" color="#000088">
<1br>
<1a href="http://olharcristao.blogspot.com"> Blog Olhar Cristão<1/a>
<1/center>
<1/font>
<1/body>
<1/html>


OBSERVAÇÃO: para efeito de visualização precisei colocar o número 1, senão tudo desapareceria. Confira na figura lá embaixo como é orginalmente.


Terceiro passo: agora vamos estudar como algumas coisas funcionam.

1 - as cores hexadecimais: #000000 = preto; #FFFFFF=branco. Endereço do site para pesquisa de cores que uso: http://www.december.com/html/spec/colorhues.html .
Observe esta sequência: #000000; #110000; #220000; #330000; #440000; #550000; #660000; #770000; #880000; #990000; #AA0000; #BB0000; #CC0000; #DD0000; #EE0000; #FF0000. É uma seqüência de vermelhos. Sai do preto: #000000 e vai clareando até #FF0000 - que é o vermelho vivo. As cores hexadecimas, então, vão do número ZERO até
a letra F. Portando #000000 é a mais escura - preto; a #FFFFFF, a mais clara - branco.

Estas cores são usadas para o fundo (background) dos sites e para fontes (letras)

Quarto passo: Site para hospedar imagens e fotos.
Considerando que sou um leigo no assunto, estou compartilhando o que aprendi e uso no dia a dia. Nas linhas de html acima tem uma photo que para aparecer na página pronta precisa de um endereço digital. Este endereço podemos consegui-lo hospedando nossas fotos e imagens gratuitamente em vários sites. Minha preferência é pelo www. photobucket.com. Você abre uma conta ali, da mesma forma que abre um endereço de email. Acessar o site há uma ferramenta para fazer a hospedagem - UPLOAD. Depois que a foto está hospedada, abaixo dela fica, entre outras coisas, o endereço para que você possa usar em sua aula de HTML.

Quinto passo:
O espaço em branco em html = <1br> (eliminar o algarismo 1) serve para alterar a altura da imagen ou do texto na página de html, entre outras coisas. A tag <1center> serve no caso desta págia para centralizar a imagem; <1right> e <1left> posicionam à direta e esquerda. Toda tag de Hmtl é encerrada com uma contrabarra <1/center>; <1/right>; <1/html>.


Sexto passo:
Chegou a hora do vamos ver:
Abra outra vez o arquivo t1 que você salvou e fechou. Salve (SALVAR COMO) alterando seu nome de t1 para "t1.html" - digitando inclusive as aspas.

Já Salvou? Então vá até o Desktop/Área de trabalho que deve estar lá dois arquivos t1. Um deles em txt para você ir corrindo e alterando, e o outro com o t1 descrito debaixo do e.

Clique nele para abrir sua primeira página em html. Se tudo correu direitinho, você vai ver a foto de uma água em uma página com fundo escuro. Se alguma coisa deu errado, abra de novo o arquivo t1 em texto e confira com a figura abaixo, desta postagem, para ver o que ficou errado.

Sétimo e último passo: cada vez que você alterar o arquivo de texto, vai precisar salvar DUAS VEZES. Umavez normal em SALVAR. E outra em SALVAR digitando "t1.html".

Quando você entender todos os passos comece a praticar: trocando a figura da página, alterando a cor do fundo, o tamanho da fonte ( h1, h2, h3, h4) e alterando o espaçamento dentro da página usando <1br> sem esquecer de eliminar este 1

Conclusão: Toda página da Internet é em html da velha ou novas gerações. Quer tirar a prova? Clique o botão direito do mouse em qualquer uma e selecione CODIGO-FONTE. O que você vai ver é a estrutura da página em linguagem Html. Quando o HTML foi criado, seu criador Sir Timothy John Berners-Lee não tinha a mais vaga idéia do potencial do uso do HTML. Uma idéia que valeria hoje um trilhão de dólares.

Para saber mais, veja as apostilas gratuitas em www.apostilando.com - logo abaixo das apostilas pagas você encontra um mundo de material gratuito, inclusive da UNICAMP.



João Cruzué
recomende meus Blogs
http://olharcristao.blogspot.com
http://china4jesus.blogspot.com


.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...