segunda-feira, setembro 22, 2008

ABC dos Blogs


Autoria de João Cruzué
PRIMEIRA AULA
Existem vários sites que disponibilizam espaço gratuitamente para edição de Blogs. Exemplos

1. www.blogger.com
2. www.wordpress.com
3. www.uol.com.br
4. www.vox.com
... Entre outros
---------------------------

Primeiro Passo
Em razão da gratuidade e ótima divulgação, recomendamos o Blogger. O primeiro passo é criar uma conta de email no google (só para blogs) no endereço www.gmail.com , veja a figura.


---------------------------

Segundo Passo
Como dar nome e endereço ao seu Blog.

Depois de criar a conta de email, digite www.blogger.com para criar e hospedar gratuitamente seu blog. Digite sua senha, entre, e crie seu Blog



Terceiro passo: Antes de batizar o blog, digite o nome dele na busca do Google. Pode ser que o nome já seja muito utilizado. Procure ser original. Em princípio, pode ser qualquer nome, mas é melhor ser prudente e utilizar um nome bem original. Por exemplo, quando criei o nome Olhar Cristao - não tinha ninguén na internet com este nome. Boa notícia: depois de batizar seu blog, o nome dele pode ser alterado quantas vezes quiser.

Quarto passo: o endereço eletrônico do seu blog na Internet. Se no nome de batismo do seu Blog pode ser qualquer um, já no endereço isto não é possível. O blogger não vai deixar você cadastrar um endereço de outro blog. Se você tentou um nome, por exemplo: blogdojoao e recebeu um aviso em letras vermelhas de que não está disponível, você vai usando alternativas.

Dica:
às vezes o nome que você escolheu não esteja disponível, mas apenas foi reservado há bem tempo e não está sendo utilizado há anos. Então em lugar de blogdojoao, o endereço aceita o hífem e pode ficar assim: blog-do-joao.

Recomendação importante
: o nome do seu blog não pode ter sinais ortográficos (acentos) nem cedilhas. Exemplo, em lugar de recomendação, ficaria: recomendacao.

Depois que você Batizou e acertou o endereço digital do seu blog, digite a confirmação das letras, envie e passe para o passo seguinte.

Quinto passo: a escolha do modelo do blog: minha recomendação é que se use o modelo Rounders 3. Motivo, ele aceita várias configurações diferentes, inclusive aumento na largura.

Sexto passo: faça a sua primeira postagem: digite um texto, ou cole um texto ja digitado na caixa de textos, depois escolha um título que resuma melhor seu texto e atenção: também não coloque nenhuma acentuação nem cedilhas, nem aspas, nas palavras do título. Pronto? vá até o rodapé da página e mande PUBLICAR POSTAGEM. Depois clique lá em cima em
Visualizar Blog.

Sétimo passo: muitos blogueiros depois que clicam em Visualizar o Blog não sabem como acessar novamente o texto digitado para corrigi-lo. A dica é clicar em Nova Postagem, na página seguinte clicar em Editar postagens e depois escolhar qual postagem vai Editar. Depois de corrigir/Editar publique de novo em PUBLICAR POSTAGEM.


SEGUNDA AULA
Como inserir fotos ou imagens nos textos das postagens


1º Passo:
Clique na figura para ampliar
Primeiro passo: clique no ícone da paisagem para
iniciar o processo de adição da Imagem

-----

2º Passo:
Clique na aba "Arquivo" Selecione com o mouse a pasta
Minhas imagens onde costumam ficar suas fotos e imagens.

-----

3º Passo
Encontre a imagem que você procura e dê dois cliques fortes sobre ela.

------

4º Passo
Selecione a posição da imagem - em 1
Escolha o tamanho de postagem dela - em 2
Clique em Fazer o Upload de imagem - em 3

Depois que você escolher a posição ela não muda mais.
Teria que excluí-la se desejar uma outra posição para começar tudo de novo.

Nota: a segunda forma de colocar imangens em seus textos, é registrar uma conta gratuita em www.photobucket.com . Acessar o site, fazer o UPLOAD das imagens usando Choose Files, Depois de armazenadas, você copia o HTML CODE que aparece embaixo delas e cola no texto do Blog, na posição que deve ficar. As fotos podem ser reduzidas a partir dos cantos a partir de um clique e manuseio com o mouse. As fotos inseridas por este processo podem ser posicionadas de três formas - esquerda, centralizada, direita. O inconveniente deste médoto, é que os textos não ficam ao lado da foto. Apenas ou em cima ou em baixo. Este é meu método predileto. Precisa de apenas mais um cuidado: se a armazenagem passar de 10Gb, as fotos deixam de aparecer no Blog, mas eles avisam antes. O que se tem a fazer neste caso é excluir algumas fotos ou criar uma nova conta no Photobucket.

A escolha dos métodos de inserção fica a seu gosto

autoria: João Cruzué
Não esqueça de visitar meu blog principal: www.olharcristao.blogspot.com

Dúvidas: cruzue@gmail.com


------------------------

3 comentários:

Marcelo disse...

Como aumento a largura no rounders 3 ?

NilmaBostonRio disse...

D+++

by NilmaBostonRio

Maria disse...

Obrigada, suas aulas foram-me muito úteis. suscintas e claras. Gostei.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...