sábado, novembro 08, 2008

Como "cadastrar" seu Blog na busca do Google


"O medo de escrever

é um defeito muito pior do que escrever errado"

João Cruzué

Tenho recebido muitas perguntas de colegas blogueiros perguntando como se faz o cadastro para que seu blog apareça no serviço (motor) de buscas do Google.

CADASTRO - Desde o momento que você cria um Blog em www.blogger.com , seu blog já está "cadastrado" no Google.

NOME - se você quiser também que seu nome esteja associado ao Blog, observe no rodapé de suas postagens quem é o responsável por elas , em posted by "fulano". Se quiser alterar, em painel do blog procure Editar Perfil em Exibir nome.

TEMPO: Mesmo depois de ter criado seu blog e postado alguns textos, pode ser que demore um pouco para ele aparecer no serviço de busca do Google. Isto tem uma explicação: como todas as coisas da vida, o fator tempo é uma das razões. Às vezes demora alguns meses para você ou seu blog aparecer.

VARIEDADE- uma das razões mais comuns para demorar a aparecer nas buscas tem a ver com os assuntos de suas postagens. Aconselho a postar assuntos variados, respeitando sempre aqueles que são seu objetivo de publicação. Sugestão: de cada 10 postagens, estabeleça uma proporção maior de postagens para aquilo que identifica seu trabalho, por exemplo a metade. Quanto ao restante das postagens aborde assuntos variados. Assim você vai atrair um número maior de leitores.

ERRO DE TÍTULOS- Erro ortográfico no título de sua postagem. A linguagem usada para os Títulos de suas postagens não é o português, nem espanhol, nem chinês. É o HTML que vem da língua inglesa. As palavras dos títulos de sua postagem não podem ter nem sinais gráficos (acentuação) nem cedilhas. Por que isto é importante? o serviço de arquivo da enorme biblioteca virtual do Google é feito por um "robô". Ele trabalha indexando tudo. Se uma palavra do TÍTULO ficar errada, o arquivo vai ser indexado com erro. Na hora da busca o Leitor não vai escrever errado.

Para exemplificar: título ERRADO: Reação na manhã da eleição está no Blog do Véu - vai ficar assim em HTML: .http://... reao-na-manh-da-eleio-est-no-blog-do-vu.html. O título correto seria: reacao na manha da eleicao no blog do veu. E na linguagem HTML ele ficaria assim: http://...reacao-na-manha-da-eleicao-no-blog-do-veu.html .

DEPOIS de PUBLICAR o título da postagem SEM ACENTUAÇÕES e CEDILHAS, volte para editá-lo corrigir os erros ortográficos. Reforçando: o batismo do título de uma postagem ocorre na primeira publicação. Depois você pode corrigi-lo, alterá-lo, eliminá-lo, que ele vai continuar exatamente igual ao da primeira publicação.

Resumindo: título errado gera indexação errada e coloca sua postagem no "limbo"onde ninguém pode achar.

CRIATIVIDADE - Para ver textos de seu blog junto com seu nome no serviço de buscas, aposte na sua criatividade. Crie textos de sua autoria (desculpe a redundância) sobre assuntos atuais. Sugestão: leia o assunto de pelo menos três fontes de boa referência diferentes. Faça uma dissertação com começo, meio e fim ou proposta, desenvolvimento e conclusão. Poste como de sua autoria, e no rodapé cite as fontes da consulta. Atenção redija com suas palavras e não copie frases dos textos de consulta. Coloque uma frase de efeito no início da postagem.Veja o exemplo, lá em cima.

CRÍTICAS -
Se estiver começando a redigir, mostre seu texto para amigos, familiares, e peça para criticá-lo. Não se acanhe. Vai ver que amadurecemos muito mais rápido com as críticas do que com elogios. Assim você não corre o risco de escrever "abobrinhas". Mas nunda se se esqueça deste conselho: O medo de escrever é um defeito muito pior do que escrever errado.

TALENTO - quando INSISTE em fazer apenas cópias de textos dos outros autores, ou fontes você despreza sua oportunidade de crescer ao enterrar seu próprio talento. Copiar no começo parece até vantajoso. Mas não é. Conhece a estória da lebre e da tartaruga? Digamos que esta tartaruga, com o tempo e a prática, venha ser um guepardo? Você vai querer abrir mão disso?

Não sou o dono da verdade, o que estou compartilhando aqui são dicas que não quero guardar apenas para mim. Aceito correções e sugestões, pois é muito bom aprender e melhorar.

Concluíndo - não existe nenhum cadastro de blogs ou nomes para aparecer no serviço de busca do google. Não há mágica. O segredo é postar com regularidade, investir em textos próprios e ter paciência. A maturidade e reconhecimento no serviço de busca segue o caminho natural. O amadurecimento e o êxito só vem com o tempo.





João Cruzué - Blog Olhar Cristão

Membro da UBE-União dos Blogueiros Evangélicos

Email: cruzue@gmail.com


.

8 comentários:

Popelina disse...

Um ENORME obrigada pelas dicas, mais uma vez, verdadeiras preciosidades!

Racky disse...

Muito obrigada pelas dicas.Me ajudaram muito!

CYNARA MAGALLY disse...

Dicas valiosas...Agradeço.

Unknown disse...

Meus Parabens execelente blog, e bom comentario: Não sou o dono da verdade, o que estou compartilhando aqui são dicas que não quero guardar apenas para mim. Aceito correções e sugestões, pois é muito bom aprender e melhorar.

Andréa Pinheiro disse...

Obrigada, João, pelas dicas!!Vou tentar na próxima postagem do meu blog!

Márcia disse...

Olá,quantas dicas excelentes,coisas simples, mas q. ajudam muito, e muitos esquecem de citar,ou nao acham importante para serem publicadas.
Obrigada por compartilhar conosco!
Vou revisar meus TITULOS para verificar, ACENTUACOES, etc.
E pretendo inserir teu link em minha lista de favoritos.
Já sigo teus trabalhos aqui.
Abraço,
Dona marcia

Márcia disse...

Voltei pq.ví q. pulei um trecho do teu post, ñ poderei mais revisar meus títulos, mas poderei utilizar estas dicas a partir de agora,
Grata!

Anônimo disse...

Muito bom o post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...