domingo, junho 07, 2009

História primeiros blogs - Curso de Blogs


Por João Cruzué

O primeiro Weblog da história da Web, http://info.cern.ch, foi criado por Tim Berners Lee no Laboratório do CERN em 1992.” Sua página foi afortunadamente conservada pelo consórcio administrador da Rede Mundial de Computadores.

O termo “Blog” que conhecemos hoje é uma contração de “Weblog”, a termilogia usada pelos criadores da Internet (Web3). Entre 1993 e 1996 o grande Blog acessado pela comunidade mundial de desenvolvedores chamava-se What’s New. Publicado pela Netscape, o famoso browser dos pioneiros que depois foi desbancado pelo Internet Explorer de Bill Gates.

A partir de fevereiro de 1996 surgiram os primeiros blogueiros plugados nas novidades que estavam por vir, Nas 24 horas que a Internet se abriu para o mundo. A partir dai ela explodiu e os Blogs seguiram em seu rastro. Ainda não se sabe quando o primeiro blog evangélico foi publicado.

Em 1º de abril de 2004, o Google disponibilizou o Gmail sua plataforma de Webmail. Quem tinha feio o cadastro para a lista de espera, como eu, foi surpreendido com uma comunicação da disponibilidade do serviço. Em 14 de abril de 2005 o Gmail ganhou uma versão em português. Em seguida, quem já possuia um blog no Blogger pode reunir todos os blogs que possuisse no mesmo endereço do Gmail.

João Cruzué, o criador do Olhar Cristão, começou em 2004 com o Bderek, depois com o O C no endereço "http://cruzue.blogspot.com", trocado mais pelo http://olharcristao.blogspot.com. Pela mesma época também iniciavam Walmir Milomen com o E, Agora Como Viveremos?, o Pastor Altair Germano e Eliseu Antonio Gomes.

A primeira comunidade agregadora de blogs que conhecemos foi a Blogosfera Cristã de Poliane Latta, da qual fazemos parte. Mas a explosão de blogs evangélicos se deu pela visão da União de Blogueiros Evangélicos que procurou fomentar a criação de blogs entre as lideranças evangélicas a partir de 2007. De 1300 blogs afiliados em 2008 a UBE saltou para mais de 3.500 em maio de 2009. Cada liderança evangélica, um blog. Depois veio a Comunidade dos Blogueiros Cristãos CNBC do designer Lucas Junior apostando em tecnologia.


Este e outros artigos estão em minha nova página: Curso de Blogs

.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...