sábado, março 08, 2014

Blogs Evangélicos, um Projeto Vitorioso

.
Blogs Evangélicos

PRIMEIRO ENCONTRO DE PUBLICADORES DE CONTEÚDO CRISTÃO NA WEB
JOÃO CRUZUE

O blogs evangélicos brasileiros começaram a aparecer na Internet um pouco antes de 2005. Mas foi a partir deste ano que o seu futuro foi desenhado com a chegada do Google, disponibilizando o GMAIL e a plataforma BLOGGER. E este potencial foi bem utilizado pelas comunidades de blogueiros que surgiram  a partir de 2007. Contudo, o verdadeiro potencial  de um blog ainda é subestimado em nosso meio. Vamos precisar de uma mudança de paradigmas em nosso comportamento como blogueiros para discipular e multiplicar os agentes sociais da próxima década, onde seremos a metade da população religiosa deste país.

Este texto é longo e desafiador. Garanto que vai mudar bastante sua forma de pensar.

Hoje, quando fui atualizar alguns dados do "QUEM SOMOS" do Olhar Cristão tive a oportunidade de comparar os números de páginas visitadas de minhas publicações de conteúdo na internet.

Em 2007, o blog Olhar Cristão alcançou  30.000 páginas visitadas. Em maio de 2010, este número beirava 1.500.000.  E, hoje, 05.MAR.2014, chegou a 3.644.618 páginas visitadas.

O Blog a A Tenda na Rocha da irmã Vilma Rejane marcou, neste data,  4.152.400 páginas visitadas.

O Blog Point Rhema do Pastor Carlos Roberto,  marcou 1.500.132 páginas visitadas hoje.

O Blog do irmão Eliseu Gomes Eliseu Gomes,  alcançou 1.958.290 páginas em 05.03.2014.

O Blog do Pastor Altair Germano, alcançou 3.312.140 páginas acessadas, desde 2007.

O blog do Presbítero Valmir Milomem, sem marcador de visitas à vista, deve ter o mesmo número de visitas do Pastor Altair ou do Olhar Cristão - cerca de 3 milhões de visitas a partir de 2007.

E, fechando, o Blog do Julio Severo, marcando 204.000 visitas nos últimos 30 dias. Ou mais de 3 milhões de páginas visitadas desde o início, numa contagem bem pessimista.

Com a contagem exposta nestes quatro blogs evangélicos,  não considerando outras contagens perdidas ao longo dos primeiros anos, chegamos a 20 milhões de páginas visitadas.  Se considerarmos que há uma centena de blogs evangélicos com a mesma performance e milhares de outros que também possuem conteúdo cristão publicado na internet, estamos a caminho de um bilhão de páginas visitadas nos próximos dois anos - em língua portuguesa.

Eu sei que é muito popular postar fotos e tweets na Face e no Twitter, mas na busca do Google isto não aparece. Quero dizer que o lazer é muito bom. Divulgar recadinhos e o que fazemos e fotografamos nas férias e fim de semana, é muito legal. Mas isto não tem cerne. Quando precisamos, por exemplo, pesquisar um assunto para um trabalho de conclusão de curso ou uma dissertação de mestrado ou de doutorado, não vamos achar material de consulta em portais de relacionamento social.

Ainda creio em trabalho duro, sério, que informe, critique, solidarize,  compartilhe, divulgue missões, algo com densidade intelectual. Tenho observado, desde o Orkut, que nós evangélicos somos muito ativos, participantes nas mídias sociais. Houve um tempo no Orkut que participava de mais de oitocentas comunidades  da Igreja Assembleia de Deus. A maioria foi criada e depois abandonada. 

O Orkut mudou para o Facebook. De novo, em poucos anos os evangélicos vão ser a maioria participante. Gostamos de comunicação. No entanto, podemos utilizar esta tendência para trabalhar projetos e criar oficinas para, por exemplo, escrever livros. Eu sempre tive a certeza de que o caminho mais curto para ter o nome (como autor) nas melhores livrarias  do país é um blog.

Se você gosta de se mostrar para os amigos as fotos dos seus momentos de lazer, aquela foto na praia, etc., gaste o seu tempo no Face. Mas se você tem planos maiores e deseja ser um escritor, um autor de livros, ver seus livros nas livrarias e bancas de jornais, comece aprendendo a escrever em um blog.  É gratuito. Seus primeiros leitores vêm dali. Não se esqueça: a palavra escrita influencia mais que a palavra falada. A Bíblia é um belo exemplo disso. 

A partir de 2025, os evangélicos serão metade da população religiosa do país. Porque ainda temos pouco influência? Por que pensamos pouco e escrevemos pouco. Se chegarmos em 2025 apenas como os maiores participantes do Face, continuaremos a reboque de ateus, gays e seculares. Precisamos pensar mais, para escrever mais.

Em 2007 o presbítero Valmir Milomem e o Pastor Altair Germano deram início a UBE - União de Blogs Evangélicos. Aquele projeto levou mais de 10 mil líderes evangélicos a criarem pelo menos um blog. Muitos ficaram pelo meio do caminho, mas uma safra de teimosos continuou e agregou valor a si mesmos, à internet e à Igreja Evangélica. 

Se por um lado isto foi uma bênção, a atividade de um blogueiro geralmente é solitária. Blogueiros evangélicos têm facilidade de distanciamento em lugar de aglutinação.Isso precisa ser entendido e combatido. Nossa força está na agregação, em uma mudança de paradigma. 

O que podemos fazer? Criar comunidades de blogueiros em Igrejas. Criar comunidades de Blogueiros no Estado. Unir as comunidades de todos os Estados em um projeto único: preparar os escritores, jornalistas, políticos, médicos, juristas, administradores, líderes de igreja, mestres, doutores da próxima década.

Com ética. Com honestidade. Com transparência. Com solidariedade. Com agilidade. Com facilidade de comunicação. Com coesão sem abrir mão da liberdade de fazer aquilo que gosta.

Recentemente o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deu uma entrevista. Ele, como ateu declarado, disse que o povo evangélico tem um crescimento constante no Brasil, por causa de seus valores. De minha parte, quando vejo minha filha caçula engajada e animada nos projetos da Igreja, posso ver que, sem ter feito qualquer imposição, ela tem o mesmo prazer que eu de servir ao Senhor.

Você, meu irmão de blog, depois de saber que  ateus e seculares admiram a nossa força, a força que está por trás de nosso crescimento, o que está pensando?  Acha que nós, blogueiros evangélicos, devemos ser apenas expectadores desta nova época que se avizinha e inexoravelmente vai chegar?

 Eu digo que não. 

Se continuarmos isolados, cada um no seu quadrado escrevendo seu post e à noite conferindo os visitantes, vamos ser apenas expectadores das ações dos outros. Mas se desenvolvermos um pensamento e trabalharmos neste projeto, poderemos ir muito além do que nosso pensamento. Se esta obra é de Deus, e não nos unirmos em torno dela, outros vão fazer isto. Ou por acaso você acha que esta plataforma gratuita de blogs, sempre existiu e sempre existirá? Eu entendo que nosso momento é agora.

É por isso que eu concluo que fomos vitoriosos até aqui. Ninguém escreveu tanto em blogs que nós, evangélicos. Mas, esta conquista é muito pequena diante do potencial que temos para conquistar em breve futuro. 

O poder está na formação de opinião pela palavra escrita. Tudo o que fizermos para reunir, unir, aglutinar, desenvolver, compartilhar, ensinar, discipular blogueiros e futuros blogueiros em potencial, DIGO, com convicção que o resultado disso vai ser ainda maior do que projetarmos.

Meu abraço.

João Cruzué - cruzue@gmail.com

Nota:  Estamos preparando o primeiro encontro de blogueiros para desenhar um projeto de 10 anos, que vai revolucionar a maneira de publicar conteúdo cristão na Internet. 














Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...