sábado, novembro 15, 2008

Como alterar as configurações do seu Blog

Por João Cruzué

INTRODUÇÃO
Pretendo com um pouco de sorte trazer aqui uma contribuição para a Blogosfera Evangélica, no que diz respeito aos rudimentos de configuração dos modelos (templates) dos blogs do Google, ou seja, os que são criados a partir de www.blogger.com . Isto definido, vamos falar de algumas alterações da linhas de Html e Css que configuram os modelos de nossos blogs. Importante:Se você é evangélico, gosta de escrever, quer publicar seus escritos na Internet e ainda não tem um blog, escreva para mim: cruzue@gmail.com. Se você já tem blog, mas não sabe criar um outro, use também este email para perguntar. Se você criou seu próprio blog e pode criar um blog para testes, vamos adiante.

O CAMINHO DAS PEDRAS
Por editar aqui, quero dizer: alterar as linhas de programação. Se você me perguntar: João, você entende bem de Html? Eu vou responder que aprendi somente os primeiros passos em apostilas deste (clique em HTML à esquerda) site, além de dar uma olhada em alguns outros sites, das centenas que existem, a uma simples busca. Mas se você quer saber se eu sei "mexer" nas linhas de Html dos meus blogs, a resposta é Sim! Se eu consigo, porque não é difícil, você também não vai ter problemas.

Um Blog de Testes: Para aprender a lidar com isso, o melhor caminho é criar um outro blog, um blog d testes do mesmo modelo do seu blog principal. Isto vai lhe trazer conhecimentos novos. Não importa se você tenha 15 anos ou 80 anos - em um blog de testes você não precisa ter medo de errar. Creio que você pode fazer isto sozinha ou sozinho - com uma grande vantagem: depois que você aprender vai poder ensinar outros. O movimento de blogs evangélicos também deve praticar o discipulado. Isto é um propósito nobre e glorioso. Vamos então ao assunto.

Primeiro Passo - Depois que você acessou seu blog, para ir até o arquivo de configurações (fig-3) o caminho é este: Layout (fig-1) e depois Editar Html(fig-2). Para blogs en español es: Diseño y / Editar o edición de Html.

Caminho para editar o Html

Figura 1 - - Clique em Layout


Figura 2 - clique em Editar HTML


Figura 3 - Arquivo de configurações
Clique duas vezes na figura para abrir no tamanho original


Segundo Passo - Dentro da caixa de Edição do HTML do seu blog de testes, aproveite para dar uma espiada de cima em baixo. Provavelmente, você vai ter a mesma reação que a minha: não vai compreender nada. É parecido como aprender andar de bicicleta, ninguém nasce sabendo. Vamos ver o primeiro detalhe dessas linhas estranhas na fig.4
.

Figura 4 - definições de algumas variáveis
se não enxergar - clique 2x na figura para ampliar

1 - Na primeira variável temos: ...Main Background Color - isto quer dizer a cor de fundo onde estão seus textos. E "#ffffff" é a forma hexadecimal em Html para cor Branco.

2 - Na segunda variável vem: "Text Collor - type -collor default" - é a cor da letra(fonte) dos seus textos. No caso é a cor "#333333", ou seja, um preto um pouquinho mais claro, uma vez que o grau mais escuro da cor é o"#000000".

3 - Na terceira variável: "Post Title Collor" - ou a cor do título da sua postagem, que é a mesma cor da fonte(letra) do texto. "#333333"

4 - Por último: "Date header Collor" - define a cor da data que vai acima do titulo do seu texto. "#558866"

Nota: o melhor site para se conhecer as cores hexadecimas é o December.com fig.5

Figura 5 - fonte de cores hexadecimais
Como a pasta de cores
Clique sobre 0 to 84º - para cores em amarelo
Clique em 90 to 174º - para cores em verde
Clique em 180 to 264º - para cores em azul
Clique em 270 to 354º - para cores em vermelho


Terceiro passo
- um exercício bem fácil: trocar a cor de fundo do Blog. Procure depois das variáveis de definição um tópico de linhas de HTML semelhante ao da Fig.6

Figura 6 - Edição da cor de fundo (background) do blog

Quando você trocar a cor que estiver no Background (fundo), pode visualizar ou salvar a edição, assim vai ver por si mesmo(a) a mudança ocorrida. Detalhe: no caso do meu blog, ela é o preto(#000;), no seu blog de testes pode ser outra.

Outro detalhe: usei um blog Modelo Rouders.



Quarto passo
: Depois que você edita (altera) qualquer coisa nas linhas de configurações do HTML do seu Blog, você tem três alternativas a tomar:

1
- Limpar Edições: ao clicar aqui, todas as mudanças que fez - mas não salvou - são desconsideradas, voltando a posição original.

2 - Visualizar- você mudou alguma coisa e quer examinar os efeitos - antes de salvar. Depois que examinou, feche a visualização.

3 - Salvar Modelo - ou seja: salvar as configurações depois da edição.

Figura 7 - Opções para edição do Html do Blog em 1, 2 e 3
em A - está a largura (240px) do box lateral.

Por hoje chega. Espero que aprenda bastante em seu blog de testes. Quando estiver seguro/a, aplique as alterações em seu blog principal.

Não se esqueça:A razão do tutorial DICAS DE BLOGAGEM e destas aulas têm um objetivo importante: contribuir para um melhor conhecimento sobre blogs, compartilhando conhecimento para aumentar a qualidade de publicações cristãs na WEB. E meu nome não é "Enéas". Sou o João Cruzué do Blog Olhar Cristão , membro da administração da UBE - União dos Blogueiros Evangélicos.

A Paz de Cristo, Irmão João.


.

5 comentários:

Prª Márcia Chaves disse...

Parabéns! belíssimo trabalho,
muito útil e vou divulgar entre amigos.
Deus te abençoe pela iniciativa.


Márcia Chaves (UBE)
www.mulhercrista.blogspot.com

.

Antônio Tadeu Ayres disse...

Meu Querido Irmão:

Há muito estava esperando por alguém que ensinasse essas dicas tão importantes. Estou já ansiosamente esperando pelas novas aulas.

Que Deus o abençoe!

Forte abraço!

Antonio Tadeu Ayres

membro da UBE

Joao Cruzue disse...

.


Ao Irmão Antonio Tadeu Ayres
E outros irmãos queridos da UBE


Deixei um índice dos assuntos cujas dicas desejo compartilhar. Naquilo que puder ajudar, mesmo sabendo minha condição de leigo, fico feliz com o progresso de vocês.

http://arq-comoblogar.blogspot.com/2008/11/arquivo-dicas-blogueiro-ordem.html


Um abraço cristão



.

Confia Em Deus disse...

Paz,

Preciso de uma orientação.

Quero deixar meus comentários sempre aparecendo abaixo de cada post, como faço?

Agradeço

Joao Cruzue disse...

.

Comentários abaixo do post.

Isto depende do modelo que você está usando.

A solução é trocar de modelo.


João


.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...