sábado, setembro 19, 2009

Curso de Blogspot - Como criar um LINK

.
Criando links para seu Blog

Autor: João Cruzué

Links
Figura 1

Esta postagem vai lhe ensinar COMO FAZER e colocar um link em qualquer postagem do seu blog, site, scraps de Orkut, etc. O propósito deste curso é compartilhar conhecimento para que blogueiros cristãos iniciantes conquistem mais qualidade na publicação de seus blogs.


O que é um link?

Resposta: Link é uma ponte que abre um novo endereço virtual. Uma página. Que pode ser de um site, um blog, ou de um texto específico. Quando você coloca o ponteiro do mouse sobre ele, (sem clicar) no cantinho do seu monitor (embaixo à esquerda) vai aparecer esse endereço.

Por exemplo: se você puser o ponteiro do mouse sobre a palavra link do primeiro parágrafo, vai descobrir o endereço do meu blog que vai aparecer (lá embaixo). Se você clicar sobre ele, vai abrir a página principal do Blog Olhar Cristão. Para voltar, basta usar a seta próxima do menu do Windows.

Links então são como portas redirecionais que a um clique de mouse abre outros endereços. Possivelmente, você já deve ter assistido algum episódio do filme Jornada nas Estrelas, onde há uma sala de teletransporte. Pois bem, quando você faz a montagem de um link, analogamente, através dele você pode mudar de um endereço virtual para outro.

Esta é a função do link: mudar de uma página virtual para outra.


Como montar um link?

Resposta: A figura 1 resume e simplifica o entendimento. Vou começar a recortar parte por parte para lhe mostrar como se faz. Vou fazer isso em agradecimento aos velhos e futuros amigos do Blog Olhar Cristão e da União de Blogueiros Evangélicos da qual faço parte.

forma básica para montar um link

Pratique digitando exatamente o que vê:

Entre as aspas, você vai colar o endereço que quiser linkar, veja o exemplo abaixo, também recortado da figura 1:

coloque o endereço entre as aspas da "forma"


Entre os sinais > < (maior e menor que), você pode colocar qualquer nome.
no exemplo abaixo digitei o nome do curso.

nome do link


Veja agora o resultado: Curso de Blogs


Conhecimento adicional 1 : Se você colocar o mouse sobre o título da postagem lá em cima e clicar com o botão direito, vai abrir uma caixa de seleção. Use a opção "copiar link". Pronto. se você Colar este endereço na ESTRUTURA DO LINK, vai evitar a digitação. Este exemplo leva a seguinte conclusão: Sobre qualquer palavra ou frase que você colocar o mouse por cima e aparecer a "maozinha" no lugar do ponteiro do mouse, isto é link e pode ser copiado.




Conhecimento adicional 2 - Se você for no alto de uma página qualquer da internet e der um clique no endereço da barra do navegador, ele vai adquirir um fundo de cor azul. Veja no exemplo abaixo: "http://olharcristao.blogspot.com/". Se você clicar com o botão direito e copiar, poderá colar este endereço depois em qualquer ESTRUTURA de link que quiser. Sem digitar.


Barra de Endereço do navegador (browser) Firefox


Conhecimento adicional 3: Lembra de que lá em cima eu disse a você que ao posicionar o ponteiro do mouse sobre um link (sem clicar) o endereço dele vai aparecer no cantinho esquerdo, embaixo, do seu monitor? Se isso não está acontecendo no seu computador, é fácil habilitá-lo. No menu Exibir do Windows, clique em "Barra de status" para habilitar. Vou colar uma figura abaixo para demonstrar.

navegador com a Barra de status habilitada


.
Se você gostou desta aula ou tenha alguma crítica a fazer, deixe seu comentário ou escreva para mim: cruzue@gmail.com. Se você tem um blog evangélico e ainda não está filiado à União de Blogueiros Evangélicos, junte-se a nós, fazendo sua inscrição aqui: UBE


(Nota do autor: cópia do post não autorizada)

.


12 comentários:

Walter Oliveira disse...

Bom dia amado, paz seja contigo, tudo bem?

Bom, eu sou um novo peixinho da UBE..rsrs e tenho meu blog no wordpress, não tenho muito conhecimento (quase nenhum) nas ferramentas. Sabe se eu consigo colocar no blog o selo da UBE?
Gosto muito do template que utilizo no wordpress, tem cores bem legais, mas vejo que o blogspot tem mais recursos, isso procede? Acha que seria interessante migrar de endereço?
Muito obrigado amado, Deus o abençoe
http://sercristaoemaravilhoso.wordpress.com

Wesley D. disse...

Amigo, Eu gostaria de saber, como eu faço para deixar apenas uma página de postagem no home do blog, pq no meu blog está os post tudo jundo na primeira página. entre em contato através do meu email wesleys2fran@hotmail.com obrigado

vemcomadani disse...

AGRADEÇOA DEUS POR ESSE POST HOJE DESPEREI NA HORA DE FAEZR UM LONK
KKKKKKKKKKK

MORRIS ALBERT disse...

Amigo muito obrigado pela dica. Comigo deu certo no meu blog porém após ter criado o link, quando eu clico sobre ele carrega uma pagina do próprio blog dizendo que a página não existe. Então eu pergunto: Será que não é porque a página criada ainda é nova e o blog não reconhece? Grato!!!

Joao Cruzue disse...

Para M.Albert


Por favor,

Envie o link que você criou para meu email: cruzue@gmail.com

Quero dar uma examinada nele.


João.

TheOST Master disse...

se o link existir provavelmente nçao terá erro.

cia do e.v.a. disse...

Ola !!!
como faço para colocar este link em uma imagem ou logomarca

Joao Cruzue disse...

Olá Cia do E.V.A

A Paz.

Eu sei como faz isso com imagens hospedadas no photobucket e no Flickr.

O HTML das imagens dos dois, vem com dois endereços "http://... . Eu posso substituir o primeiro deles com o endereço que eu quiser.

Assim quem clicar na imagem, vai ser redirecionado. Você pode ver este recurso no canto direito do meu blog em (mensagens)

Com as imagens do "google" (picassa) eu ainda não experimentei. O primeiro endereço não é. Talvez a substituição se faça no segundo.

Obrigado,


João Cruzué

Joao Cruzue disse...

Valeu! Joao

consegui

Marcio Bertoco

Para teste disse...

Ah :@ joão a paz
Eu não sei meche eu pego este códico pans e dps boto aonde

pr. daniel disse...

obrigado por esta postagem me ajudou bastante a tirar duvida deus te abençõe!

Anônimo disse...

Paz de cristo , como sei se meu blog ficará em evidencia, grato

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...